Analytics

Menu

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sopa de Aveia

Hoje decidi fazer uma sopa de aveia.

O desafio era fazer uma receita mais saudável do que aquelas que vão caldo pronto.

Então, depois de pesquisar um pouco, descobri que dá para fazer uma sopa gostosa e saudável variando por cenoura ou espinafre.

Escolhi fazer a de espinafre porque já tinha um pouco congelado em casa.

A aveia é um cereal altamente nutritivo, além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, é rica em fibras. O tipo de fibra presente na aveia é solúvel, que de acordo com pesquisas podem diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Esta fibra é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), e também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e controle da glicemia.

Para os que desejam emagrecer a aveia também é um excelente alimento para saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico, dessa forma controla melhor o apetite.

A diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Aí vai a receita e a foto da sopa de aveia sem caldo.

Ingredientes:
3 xícaras de água
1 xícara de flocos de aveia
1 xícara de espinafre picado
1 colher de sopa de azeite
sal e cebola a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite, junte o espinafre picado, acrescente a água e deixe ferver. Coloque a aveia e cozinhe por mais 10 minutos.



Rendimento:
4 porções

Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário