Analytics

Menu

sábado, 28 de agosto de 2010

Pão Integral

O pão de forma está tão caro que resolvi testar umas receitas para afzer em casa.

Decidi que faria 1 pão por semana e iria testando com farinhas diferentes para ver o que dá e o que não dá certo.

Este é um dos primeiros pães que fiz para iniciar esta jornada de delícias que saem do fornno lá de casa.

Com o tempo irei colocando mais dicas e recietas destes novos pães.


Ingredientes:
- 200g de farinha de trigo
- 200g de farinha de trigo integral
- 50g de farinha de linhaça e linhaça (pode usar só um dos dois ou misturar)
- ½ pacote de fermento biológico (5g)
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de mel
- 200 ml de leite, morno
- 150 ml de água, morna
- 1 colher de sopa de óleo de milho, mais um pouco para untar
- 1 ovo batido, para pincelar

Misture todas as farinhas, o fermento e o sal em uma tigela grande (figura 1) e abra um buraquinho no meio. Misture o óleo o leite, o mel e a água e vá jogando aos poucos no meio do buraco e vá misturando tudo. A massa vai ficar um pouco pegajosa, mas ela deve soltar da mão com certa facilidade. Deixe ela descansar por uns 10 minutos.

Em uma bancada, ou na pia mesmo, espalhe um pouco de farinha para sovar a massa.

Este ponto é importante porque muita farinha pode deixar a massa dura demais e aí não tem como consertar.

Você deve ficar sovando a massa por uns 10 minutos. Vá apertando e dobrando ela em sua direção.

Depois de tanta porrada ela deve descansar por mais ou menos 1 hora ou até dobrar o tamanho até que leve outra sova. O ideal é que ela desncanse em um lugar quentinho. Sugiro dentro do microondas. Mas NÃO LIGUE! É só para ela descansar lá dentro.

A massa ficou assim inchada da pancada que levou, pegue ela e faça um carinho, uma sovadinha de leve até que volte ao formato inicial, então coloque dentro da assadeira untada (com óleo e farinha). Agora o segundo descanso, um pouco mais rápido desta vez, só mais uns 30 minutos.

Dica: aqueça uma xícara de café de água no microondas e depois coloque a passa lá dentro com o forno bem quentinho e úmido, isso ajuda a massa no crescimento final.

Agora é a hora do forno. Aqueça o forno em 220 graus, se seu forno não tem marcador, saiba que deve ser bem quente. Isso leva de 10 a 15 minutos depois de acender o forno.

Quando tirar o pão do segundo descanso é o momento de passar um ovo por cima e cobrir com um pouquinho de farinha. Vale a pena fazer uns cortes na diagonal para o pão ganhar um charme.

O pão vai ficar assando por uns 40 minutos, metade to tempo no forno à 220 graus ou alto e a outra metade um pouco mais baixo à 200 graus, ou médio. Isso significa 20 minutos em cada uma das etapas.

Vá sentindo o cheiro e olhando para o seu pãozinho de vez em quando, afinal depois desse trabalho todo você não quer que ele queime, né!? Se precisar deixe um pouco mais até ele ficar douradinho por cima.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bisteca com limão siciliano

Para não fritar as bistecas dar um toque especial a esta carne tão comum na mesa na hora da feijoada resolvi inovar e colocar a bisteca no forno.

Vendo televisão resolvi adaptar uma receita do Jamie Oliver para fazer nos moldes do é bem fácil de achar no supermercado.

Tinha todos os ingredientes em casa, menos o proncipal: a bisteca!

Ingredientes:
- 6 bistecas
- 3 limões sicilianos
- 2 limões tahiti
- sal
- Pimenta do reino
- alecrim
- alho
- azeite


Tempere as bistecas com limão tahiti, sal e alecrim. Deixe marinar por alguns minutos enquanto corta os ingredientes que irão acompanhar.

Pegue algumas batatas e mandioquinhas e lave bem. Se elas estivem com a casca lisinha, não precisa tirar. Corte tudo em um formato diagonal, não muito fino e não muito grosso. Elas devem ficar como se fossem pequenas canoas.

Coloque tudo no fundo da assadeira formando uma cama para as bistecas.

Depois pegue 3 limões sicilianos esprema e reserve o suco, tire a casca e junte com os legumes na assadeira. O bagaço do limão deve ser colocado na assadeira também. Resumindo, junte tudo como se você tivesse assaltado a geladeira.

Agora as bistecas: coloque-as por cima dos legumes , regue com o suco dos limões. Vale colocar uns galhinhos de alecrim por cima e um pouco de sal gourmet. Sim... as cascas vão junto para o forno!

Depois disso tudo, coloque no forno durante uns 30 minutos. Fique de olho para dar uma viradinha nas bichinhas. Assim que virá-las, coloque uns dentes de alho quebrados com a lateral da faca por cima. Garanto que o alho vai ficar divino.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pão com Hortelã

Descobri um prato rápido e fácil que substitui o tradicional arroz para acompanhar carnes.

É um prato leve e refrescante. O sabor se espalha na boca e é uma grande surpresa

Ingredientes
- Pão amanhecido ou torradas
- 1 maço de hortelã
- 2 limões sicilianos
- ½ limão tahiti
- azeite
- sal 


Como fazer
Pegue um pão amanhecido ou umas torradinhas e pique em pedaços bem pequenos.

Esprema os limões em cima das torradinhas e deixe descansar um pouco enquanto pica bem picadinho o maço de hortelã. É importante tirar os cabinhos para ficar bem leve.

Coloque o azeite nas torradinhas e misture a hortelã, vá mexendo até que fique tudo bem misturado . Coloque sal à gosto e sirva como acompanhamento da bisteca.

Fica ótimo como acompanhamento de frango e cordeiro.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pannacotta - Uma sobremesa leve

Este final de semana, fizemos em casa um prato português chamado Chanfana. Ele é feito com carne de carneiro demora quase 3 dias para ficar pronto e é uma delícia.

Com este prato super pesado, o meu desafio foi fazer uma sobremesa que fosse leve e saborosa. Então escolhi a Pannacotta, e como vi algumas adaptações interessantes, e resolvi dar meu toque mágico a ela.

A receita é super simples e rápida de fazer. Eu preferi usar coisas um pouco menos calorias e deu certo.

Ingredientes
2 xícaras de leite (de preferência desnatado)
1 pote de iogurte desnatado (90g)
1 col. (sopa) de mel
2 col. (sopa) de açúcar cristal
1 lata de creme de leite
1 saquinho de gelatina sem sabor (12g)
6 col. (sopa) água
4 saquinhos de chá de capim-cidreira
Raspas de ½ limão


Como fazer
Pegue o leite e aqueça em uma panela média com o mel e o açúcar. Depois corte as pontinhas (extremidades) de papel dos saquinhos de chá e coloque 3 dentro do leite e deixe ferver. Fique de olho para não derramar no fogão.

Em outro recipiente coloque a água aquecida e o outro saquinho de chá até ele dissolver bem e ficar um chá forte. Depois, corte o saquinho e despeje um pouquinho das ervinhas dentro desta água, tire o saquinho e despeje a gelatina e mexa até dissolver bem. Se esfriar, e ficar um pouquinho dura é só colocar uns segundinhos de volta no microondas que ela volta a amolecer. É importante que a gelatina esteja bem dissolvida.

Desligue o fogo e coloque as raspas de limão, a gelatina derretida, o iogurte e o creme de leite. Mexa muito bem até ter certeza que tudo está bem incorporado. Eu uso um

Despeje em potinhos pequenos e coloque na geladeira de um dia para o outro.

Para servir, desenforme usando uma faca para desgrudar as laterais e com cuidado para não machucar o doce, cubra com geléia. Uma dica para a geléia, é dissolver em um pouquinho de água para ela parecer uma calda, não precisa de grandes esforços, é só pegar um pouco da geléia e colocar em um recipiente com um pouco de água e levar ao microondas de 20 a 30 segundos. Depois misture bem e coloque em cima da Pannacotta.

Minhas sugestões de geléia são: Pimenta, menta e frutas vermelhas.


Clique aqui e veja a receita da Chanfana.

Divirta-se e aproveite!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Para guardar e aproveitar os benefícios do chá

Chá é uma ótima fonte de líquidos e faz muito bem para a saúde. Alguns são terapêuticos e outros apenas dão sabor especial ao nosso dia.

É importante saber guardar essas delícias para que eles fiquem sempre fresquinhos. Deve-se evitar a luz, a umidade e principalmente o calor.

Para os chás quem vêm soltos, é bom ter potinhos escuros e hermeticamente fechados para que não passe nem luz e nem umidade.

Quando compramos nos supermercado, por alguns vêm protegidos e podem ser mantidas na sua embalagem original. Caso os saquinhos de chá não tenham proteção estarão mais expostos ao ar e, por isso, você pode considerar transferi-las para uma lata ou uma bonita caixa de chá. Porém, não misture chás diferentes, evitando armazenar os mais delicados com os mais fortes no mesmo recipiente, para evitar que os seus aromas se misturem.

Para armazenar o chá de forma correta é legal encontrar um local fresco, seco e escuro, longe de qualquer fonte de umidade e de calor, bem longe de qualquer fonte de luz, principalmente a solar direta. Os melhores locais para guardar chá são os armários da cozinha ou a despensa, desde que estes não sejam próximos de eletrodomésticos, exaustores ou outras fontes de calor. Mesmo guardando o chá num armário fechado, nunca o coloque junto de outros alimentos ou produtos com odores fortes, caso das especiarias ou café.

E se você não consome chá com muita freqüência é melhor comprar poucas quantidades de cada vez para garantir a sua “frescura”. E lembre-se de respeitar a data de validade para garantir o aroma e o sabor.
Aproveite o inverno e tome chás bem quentinhos ao invés de bebidas muito calóricas como cappuccinos e chocolates.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comidinhas de inverno

Nesta época do ano é muito comum querermos ficar em lugares bem quentinhos e comer coisas mais gostosas e, portanto mais gordurosas, mais adocicadas e mais calóricas.

No inverno queremos sempre nos esquentar e por isso queremos tomar líquidos quentinhos como chocolate quente, cappuccino e também sentimos mais fome de lasanha, tortas e pães .
Para não ganhar peso e manter o calor do corpo vale fazer umas sopas com legumes e verduras, assim a salada “fica quente”. Em casa costumo fazer uma sopa com legumes em cubinhos bem pequenos que podem levar frango ou carne. Usando legumes diferentes em cada vez que eu faço a sopa consigo dar outros sabores na mesma base.

Para juntar os amigos, vale a pena tomar um bom vinho e fazer um fondue, que pode seguir a receita original ou usar uma adaptação com os queijos que mais gostar, eu particularmente tenho uma que dá pra fazer em 20 minutos. Além de aproveitar o quentinho de casa é mais aconchegante e um prazer recebê-los e cozinhar para eles.

Só não vale deixar de fazer ginástica e se hidratar muito porque comendo coisas gostosas desse jeito, é muito fácil engordar. E aí o plano para ficar em forma no verão vai por água abaixo!

Abuse das sopas e use aveia e linhaça para ajudar, não é preciso usar muito. Elas ajudam na absorção de gordura, o intestino funcionar e na saciedade.

Curta os amigos e bom apetite!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Milagres da borra do café

O esfoliante Cocoa Mocha Body Polish é utilizado em spas de todo o Brasil, em sua fórmulala, o café é um dos principais componentes deste poderoso esfoliante.

Usar a borra do café para esfoliar a pele é bom porque ele possui óleos essenciais que fazem muito bem para a pele e mais, após a esfoliação o pó pode ser reaproveitadocomo adubo para as plantas.

O processo é bem simples e é só umedecer a pele do corpo e espalhar, sem muita força a borra do café em movimentos de vaivém até que a pele fique um pouco avermelhada. Cuidado, pois ir além desse ponto pode machucar a pele.  Uma dica é retirar o café alternando água quente e fria.

O café em pó também pode ser usado e deve ser dissolvido em um pouco de água morna para que a sensação seja agradável. E vale lembrar que você pode escolher dentre os vários tipos de moagem para que a esfoliação seja mais fina ou mais abrasiva.

O ritual que deve ser feito no máximo uma vez por semana, elimina células mortas e ativa a circulação, assim ajuda a minimizar a celulite e deixa a pele super macia. O pó de café também é bom para clarear a pele das mãos e deixá-las mais macias, além de atenuar os aromas de alimentos e produtos de limpeza.

Depois disso é bom usar um bom hidratante.

Dica: para retirar o esfoliante você pode usar , uma toalha úmida ou pode colocar uma pequena toalha perto do ralo para segurar o pó e evitar o entupimento de ralos. Depois é só pegar o que sobrou e espalhar pelo jardim ou pelas plantas, porque o café é um excelente adubo e “anti-mosquito” da dengue.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Prato Frio – A Salada

A salada passou de entrada à prato principal, e cada vez mais pedida precisou ser também mais elaborada e então, ganhou charme e elegância.

 Ela passou de entrada básica de alface com tomate para receitas mais nutritivas e com molhos pra lá de especiais, e assim passamos a apreciar estas maravilhas.

Os vegetais usados para as saladas são fontes de fibras, vitaminas e minerais, e são de grande importância para nossa saúde. As saladas ganham cada vez mais fãs em busca de boa forma e qualidade de vida.

Variar o cardápio é importante, e para isso é preciso um pouco de criatividade para sair do básico e fazer receitas nutritivas, com harmonia, cores e molhos que deixam a salada atrativa até para quem não gosta de comer legumes e verduras.


Aprenda a inovar e criar deliciosas receitas para o seu dia-a-dia e até uma festinha com os amigos!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fogão, Panelas e Utensílios

Algumas dicas nunca são demais para quem quer começar.

Pra quem não sabe nada, mas ainda está montando sua cozinha, vale começar pensando no fogão, pois apesar do microondas ser muito útil, definitivamente, tem coisas que ele não faz.

Para quem já tem um fogão, é preciso escolher bem as panelas, e este é o primeiro segredo para cozinhar bem. No mercado existem muitos modelos, mas têm muitas com preço bacana, bonitas e super legais para o uso do dia a dia.

Sim... E os acessórios? É muito importante comprar bons utensílios de cozinha para te ajudar no processo de cocção, a não estragar as suas panelas novinhas e não deixar gosto na comida.

Ou seja, não é preciso gastar rios de dinheiro para ter bons equipamentos e fazer uma comida que pode surpreender seus convidados.

Vamos às compras?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um help para começar

Sempre gostei das tarefas domésticas, mas principalmente de cozinhar e cada vez mais comecei a identificar, entre amigos colegas de trabalho que alguns eram uma negação na cozinha, não sabiam fazer nada em casa. Então comecei a colocar em prática meus dotes de “cozinheira” e “professora”.

Algumas pessoas até se esforçavam para fazer alguma coisa bacana, mas na maioria das vezes não conseguem chegar no resultado esperado, ou pior, não tem os instrumentos corretos para chegar lá.

Comecei dando algumas dicas e “roubando” algumas ideias quando ia fazer os famosos almoços de domingo na casa de amigos.

É um fato que tudo que vai creme de leite, manteiga ou é frito é bom. Mas há diversas formas de fazer comidas deliciosas de uma forma muito mais saudável e gostosa. Basta um pouco de criatividade.

Depois de alguns anos estudando o perfil das mocinhas e mocinhos que vão morar sozinhos, descobri que muitos não sabem o que fazer em casa, nem que fogão devem comprar, e muito menos que panela devem ter. Bom, podemos começar por aí e depois dedicar um tempo à química da cozinha.

Por isso surgiu a idéia para ajudar a organizar a cozinha, cozinhar e convidar os amigos para desfrutar os dotes culinários que cada um tem dentro de si.

O valor da consultoria é por hora e varia para cada caso, mas vai da ida ao supermercado à arrumação da mesa.

Vamos Começar a trilhar um caminho juntos?